quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SAN PEDRO DE ATACAMA - CHILE

MEU AMOR,

Estou torcendo que nas tuas férias agora em fevereiro/09 tu consiga realizar a viagem que há muito tu desejas. Quem sabe agora tu consegue fazer algo pra ti, pensando só em ti, respeitando tua vontade e liberdade de querer um tempo só pra ti. Agora tu estás (infelizmente e contra minha vontade - só para constar nos autos) solteiro e as crianças estarão bem cuidadas pelos teus pais... De repente tu consegue pelos uns dias de folga... Tu merece meu amado. Que Deus te proteja.

Eu te amo TT Doçura.

Até mais...

Tua DD Ternura

DESERTO ATACAMA

Deixando os andes pra trás e se adentrando no deserto, chegamos a San Pedro de Atacama, a cidade-oásis encravada no meio do nada. Lá é a base de operações no deserto, o lugar para comer, dormir, deixar as tralhas, abastecer o carro, comprar coisas, etc. Há opção de pousadas, hotéis e campings, para todos os bolsos.

De San Pedro se sai pra fazer todos os passeios e explorações. Em especial o Vale da Lua é o mais massa de todos.

A pukara de quitor também é legal e bem perto, dá pra ir a pé. O que falam muito e não é tudo aquilo é os gêisers dEl Tatio, que são jatinhos mixurucas, mas a viagem de madrugada até lá e o local são muito massa. E a furada total é os geoglifos de chug-chug.

  • Vulcão licancabur
  • Local: San Pedro de Atacama - CHILE - 2001

Qualquer coisa um pouco mais complicada que se precise de serviços ou produtos, a opção é Calama, cidade grande a cerca de 100 quilômetros a oeste de San Pedro, e como toda cidade grande, tudo o que você precisar, lá tem. Sim, é no meio do nada, e sim, é grande, tem asfalto, centro, aeroporto, shopping e tudo mais.

Perto de Calama, tem Chuquicamata, a maior mina a céu aberto do mundo. É impressionantemente grande. Visitas somente de manhã, em horário certo. Tem que se informar no local.

Saindo de chuqui em direção a antofagasta, há uma entradinha, com uma placa minúscula, quase imperceptível, para o parque de geoglifos de chug chug. Geoglifos são aqueles desenhos grandes feitos em montanhas, que se vê de longe.

Bem esse de chug chug é deprimente. Desenhos pequenos e que parecem que foram feitos há pouco tempo, para chamar turistas (como nós). De qualquer forma, é legal para subir as montanhas e curtir a paisagem. Aquele pontinho preto no meio da foto é o carro, lááá longe, cercado de nada por todos os lados.

  • Chug chug - O nada numa visão global
  • Local: Deserto de Atacama - CHILE - 2000

E mais ao norte de Calama, um passeio legal é visitar o vale de lasana, perto da cidade de chiu chiu. É, lá tem bastante destes nomes repetidos: chug chug, chiu chiu, ique ique, que indica plural nas línguas locais antigas. chiu chiu é um ponto de parada para ir até El Tatio, onde tem os gêisers.

Para chegar a essa vila lasana, tem uma estrada muito massa até lá, ladeando os morros e passando ao lado das casas do povo, com suas criações de llamas e cabras. No caminho também tem uma caverna que fizeram na pedra e algumas pinturas rupestres ao ar livre, nas encosta dos morros.

  • Vale de lasana, verde em meio ao nada
  • Local: Lasana - CHILE - 2000

Outra opção a sudeste de San Pedro é o salar de Atacama, que não vale a pena se for só pra ir na laguna chaxa, tem que pagar e não se vê muito. O massa é seguir em frente e ir até peine (pinturas rupestres) e lá virar à direita, cruzando o salar com o carro. Aí sim é massa. Cruzado o salar, pode-se aproveitar e ir ver o oceano atlântico em tocopilla ou descer pela panamericana até antofagasta, e voltar pela costaneira.

  • Salar de Atacama
  • Local: Deserto de Atacama - CHILE - 2000
  • Sal
  • Local: Deserto de Atacama - CHILE - 2000

Nenhum comentário: